Radiografia pós-operatória da reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior
O raio-X pós-operatório após a reconstrução do tendão patelar ACL (com imagem de sobreposição sobreposta) mostra a posição do enxerto e a fixação dos tampões ossos com parafusos de interferência de metal porém os materiais não metálicos tem maior dificuldade de visualizaçãoNa técnica de reconstrução ACL mais comum, os túneis ósseos são perfurados na tíbia e no fêmur para colocar o enxerto LCA em quase a mesma posição que a LCA rompido. Uma agulha longa passa então pelo túnel da tíbia, através do túnel femoral e sai pela pele da coxa. As suturas do enxerto são colocadas através do olho da agulha e o enxerto é puxado para a posição através do túnel tibial e depois no túnel femoral. O enxerto é mantido sob tensão, pois é fixado no local usando parafusos de interferência, anilhas, postes ou grampos com ponta. Os dispositivos usados para manter o enxerto no lugar geralmente não são removidos.
As variações nesta técnica cirúrgica incluem os tipos de reconstruções LCAde "duas incisões", "over-the-top" e "double-bundle", que podem ser usados por preferência do cirurgião ou circunstâncias especiais (revisão de reconstrução LCA ou placas de crescimento aberto).
Antes do final da cirurgia, o cirurgião irá testar o enxerto para se certificar de que tem uma boa tensão, verificar se o joelho tem toda a amplitude de movimento e realizar testes como o teste de Lachman para avaliar a estabilidade do enxerto. A pele está fechada com sutura e são aplicados curativos. O paciente geralmente vai para casa no dia seguinte a cirurgia.
Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 07/03/2018