Quantcast
Channel: Dr. Marcos Britto da Silva, MD, MSc Ortopedista Traumatologia Esportiva
Viewing all articles
Browse latest Browse all 361

Pubalgia

$
0
0
A Dor na virilha nos atletas pode ser um problema desafiador para o ortopedista que pratica medicina esportiva, bem como uma lesão frustrante para o atleta.

O que é a Pubalgia?

A Pubalgia quer dizer dor na Pubis. A Pubis é a região imediatamente abaixo do Abdomem e acima dos orgãos genitais. apertando suavemente a região inferior do abdomem conseguimos palpar um osso, esse osso é a região da púbis.

Quais esportes estão relacionados com pubalgia?

Estas lesões geralmente ocorrem em esportes que envolvem acelerações rápidas e bruscas mudanças de direção. O início pode ser gradual e insidioso, ou pode ser devido a um evento específico traumático. O espectro de condições que podem causar dor na virilha incluem condições não só ortopédicos, mas podem incluem cirurgia urológica e hernias inguinais. Uma abordagem de equipe com muitas especialidades diferentes é geralmente a melhor abordagem para obter o atleta de volta para o seu esporte.

Quais as causas da Pubalgia?

A causa mais comum de dor na virilha é e uma inflamação nos tendões adutores da coxa. O desconforto na região é muito frequente em alguns esportes. Alguns artigos dizem que a prevalência de algum desconforto no exame físico dos adutores pode estar presente entre 10 a 25 % dos praticantes de futebol e hoquei de gelo.  Os músculos adutores podem ser testados com a  palpação e dor produzida em adução contra a resistência. A força é geralmente menor do que o lado oposto. O tendão iliopsoas e bursa também podem se tornar inflamados por lesões e / ou excesso de uso.

Exame Físico

O iliopsoas é testado com resistência à flexão do quadril. O quadril também pode ser flexionado e externamente rodados, e depois estendido e internamente girado a procura de dor, desconforto e estalos.
Devido à proximidade anatômica de estruturas da região inguinal, deve ser lembrado que a dor na virilha pode ter mais do que uma etiologia.

Avaliações de ressonância magnética.

A maioria destes testes não mostram uma etiologia específica para a dor no atleta. O valor destes testes é, principalmente, excluir outras condições patológicas. Em o atleta adolescente, Legg-Calve-Perthes, epifisiólise femoral, e AVN (Necrose avascular) deve ser descartada. A ressonância pode ajudar muito no diagnóstico principalmente com detalhamento das áreas de edema ósseo, isso ajuda na identificação do grupo muscular relacionado a sobrecarga mecânica e pode ajudar a guiar o tratamento.

Pubeite e Hernia Inguinal
A dor na região inguinal podem significar uma hernia inguinal e o paciente deve também procurar um cirurgião geral, o Exame físico e em alguns casos a ressonancia fazem o diagnóstico diferencial. A dor com o aumento da pressão abdominal, como por exemplo, durante a tosse falam a favor de hernia inguinal, apesar estar presente também em algumas patologias musculo tendinosas. Geralmente a hérnia inguinal é palpável.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedia, Traumatologia e Medicina do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 27/03/2018





Viewing all articles
Browse latest Browse all 361