Quantcast
Channel: Dr. Marcos Britto da Silva, MD, MSc Ortopedista Traumatologia Esportiva
Viewing all articles
Browse latest Browse all 361

Luxação Acromio Clavicular do Ombro

$
0
0

Luxação Acrômio Clavicular a Direita

A articulação acrômio clavicular é conhecida com articulação AC. A luxação é a perda permanente das relações articulares de uma junta. A luxação AC é uma separação completa, com ruptura dos ligamentos ao redor da articulação acrômio clavicular. 
A articulação AC é onde a clavícula encontra o ponto mais alto da escápula (omoplata ou osso da Pá) chamado de acrômio.


Qual o Mecanismo de lesão na luxação acrômio-clavicular?
A causa mais comum para uma luxação AC é de uma queda diretamente sobre o ombro, frequente durante um jogo de futebol ou uma queda de bicicleta. A queda machuca os ligamentos que rodeiam e estabilizam a articulação AC. Se a força for suficientemente grande, os ligamentos peri articulares rompem ao redor e de baixo da clavícula. Isso provoca usa separação da clavícula da escápula. O Omoplata se move para baixo a partir do peso do braço. Isso cria uma saliência ou protuberância na parte superior do ombro. Veja vídeo de uma cirurgia para corrigir esse problema abaixo, nesse blog.
A seta vermelha aponta para 
a articulação acrômio 
clavicular no ombro direito. 

Classificação da luxação AC acrômio clavicular.
A lesão pode variar de uma pequena mudança na configuração com dor leve, até uma deformidade mais grave incapacitante. Usamos a classificação de Rockwood que divide as luxações acrômio claviculares em seis graus. O grau I é o mais leve e o grau VI é o mais grave. Nos graus I a V a clavicula fica mais lata que o ombro, no grau VI a clavícula vai para baixo do acrômio.  

Quais ligamentos são rompidos na luxação acromio clavicular?
Os ligamentos rompidos são os lig. acromio-claviculares e coraco-claviculares. A medida que os ligamentos se rompem a gravidade da luxação piora. Os graus menores tem menor lesão ligamentar e os graus maiores tem maior lesão dos ligamentos. 

Diagnóstico.
Quando há menor deformidade, a localização da dor e raios-X ajudam o ortopedista a fazer o diagnóstico da luxação. As vezes, colocar peso na mão do paciente pode aumentar a deformidade, o que torna a lesão mais evidente em exames de raios-X.

Tratamento
Tratamento não-cirúrgico
O Tratamentos não cirúrgicos, com uma tipóia, compressas frias e medicamentos muitas vezes pode ajudar a controlar a dor. Às vezes, o médico pode utilizar suportes mais firmes para ajudar a diminuir o movimento na articulação AC e diminuir a dor.
A maioria das pessoas podem retornar ao pleno funcionamento do membro superior, mesmo se houver uma deformidade persistente significativa. Algumas pessoas porém apresentam dor continuada na área da articulação AC, mesmo com uma ligeira deformidade. As deformidades maiores são mais incapacidades e podem requerer tratamento cirúrgico. A perda da relação articular pode levar também a artrose precoce nessa junta. 

Tratamento Cirúrgico
A cirurgia pode ser considerada se há dor persistir ou a deformidade for grave. Os graus I e II de Rockwood em geral são de tratamento não operatório, os graus IV, V e VI em geral são de tratamento cirúrgico, o grau III pode ser tratado em algumas situações de modo não operatório, porém pacientes com grande esforço no membro superior podem se beneficiar da cirurgia. Como tudo em medicina não há uma receita de bolo, somente o ortopedista diante do paciente e após uma anamnese e exame clínico criterioso pode decidir o melhor tratamento para o caso específico.

Onde houver deformidade significativa, a reconstrução dos ligamentos que ligam a clavícula ao acrômio é útil. Este tipo de cirurgia funciona bem mesmo se for feito muito tempo depois que o problema ocorreu.
Se tratada de forma conservadora (não operatória) ou com a cirurgia, o ombro vai exigir reabilitação  e fisioterapia para restaurar o movimento, força e flexibilidade.

Dr Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 08/04/2013

  (function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){

  (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o),

  m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m)

  })(window,document,'script','//www.google-analytics.com/analytics.js','ga');


  ga('create', 'UA-3353326-1', 'marcosbritto.com');

  ga('send', 'pageview');



Viewing all articles
Browse latest Browse all 361